A jornada do cliente oferece a possibilidade de uma empresa realizar ações exclusivas para cada uma das etapas que levam o consumidor à compra. Assim, desenvolver estratégias de vendas efetivas utilizando essa jornada pode escalar o seu negócio.
Sendo assim, ela pode ser utilizada para desenvolver um relacionamento de confiança ou até mesmo elevar a autoridade da sua empresa – fatores que podem ser decisivos no momento do cliente efetuar uma compra e aumentar os resultados da sua empresa.
Quando utilizada da maneira correta, a jornada do cliente traz para a empresa vantagens práticas como a otimização de seus recursos e maior assertividade na solução fornecida ao futuro cliente.
Dessa forma, ela pode ser aplicada em conjunto com o planejamento de vendas ou como parte na definição de melhores clientes com a segmentação adequada. Continue lendo este artigo e entenda como utilizar a jornada do cliente para escalar o seu negócio.
O que é a jornada do cliente?
A jornada do cliente é definida como o caminho percorrido pelo cliente durante todo o seu relacionamento com uma empresa. Sendo assim, ela é a história do cliente com a sua empresa, desde o primeiro contato (atendimento, visita, conteúdo online, sac, entre outros) até a conclusão da compra e o pós-venda.
Atualmente, são os profissionais que trabalham com marketing digital que criam essa narrativa com o foco em entender as dúvidas, necessidades, dores e demandas do consumidor em cada etapa dessa jornada.
Assim, cada momento de contato que o consumidor tem com a sua empresa é fundamental para desenvolver seu relacionamento com o cliente, buscando levá-lo à próxima etapa da jornada.
Ao utilizar corretamente a jornada de compra, é possível definir metas e estratégias personalizadas para cada empresa, capaz de atrair, educar e transformar essas pessoas em clientes engajados.
Como utilizar a jornada do cliente para escalar o seu negócio
Independentemente de qual seja o tipo de empresa e seus diferentes canais de atendimento, todo negócio deve ter uma jornada do cliente que demonstre quais as interações mais relevantes e efetivas, desde a atração do consumidor até a sua conversão.
Sendo assim, tanto empresa B2B quanto B2C precisam dividir a jornada de seus consumidores nas etapas de conscientização, consideração e decisão de compra. A partir daí, é necessário criar estratégias que geram mais oportunidades para a sua empresa.
Descubra a seguir como utilizar a jornada do cliente para impulsionar suas vendas e escalar o seu negócio!
Saiba quem é a Buyer Persona da sua empresa
O primeiro passo para utilizar a jornada do cliente no crescimento da sua empresa é planejar como serão as interações de cada etapa. Assim, você deve definir a Buyer Persona do seu negócio – personagens fictícios ideais que representam o seu consumidor ideal.
Ao definir essa persona é possível encontrar quais as principais necessidades do consumidor que precisam ser resolvidas, assim como seus comportamentos e expectativas.
Defina o mapa da jornada do cliente
Um dos meios de utilizar a jornada do cliente para escalar o seu negócio é criando interações personalizadas para cada etapa da interação do cliente com a sua empresa. Confira algumas práticas que podem ser seguidas:
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- Defina quais etapas da jornada sob o olhar do cliente. A ideia aqui é personalizar esses contatos para abranger todas as suas necessidades;
- Tenha bem claro quais são os objetivos de cada etapa para que o consumidor avance até a compra;
- Entenda que existem diversos tipos de mapas, e eles podem ser definidos por meio do primeiro canal de contato do consumidor.
Saiba quais são as interações mais relevantes em cada etapa
Agora, a sua empresa deve mapear as jornadas a partir do ponto de contato inicial do cliente, seja o SAC ou anúncio nas mídias sociais, até a finalização da compra. Isso pode ser feito em um e-commerce ou em uma loja física. Os principais momentos da jornada da compra são:
. Conscientização
Na fase de conscientização, os potenciais clientes ainda não entendem as suas necessidades e nem o que precisam fazer para solucionar seus problemas.
Por isso, uma boa opção nesse momento é investir na criação de conteúdo personalizado para atrair esse consumidor. Ele será conscientizado de que deve buscar ajuda para solucionar o seu problema rapidamente.
. Consideração
Na consideração, o consumidor já entendeu seu problema e precisa buscar soluções para ele. Para otimizar o seu processo de venda, uma boa opção é mostrar os diferenciais da sua empresa, produto ou serviço.
. Decisão
Na decisão, sua Buyer Persona já considerou as alternativas de solução e assim pode decidir. Nesse momento, uma abordagem mais direta pode ser a melhor opção, e o contato pode ser feito por meio do telefone, por exemplo.
3. Invista no engajamento do cliente
Utilize a jornada do cliente para aumentar seu relacionamento e consequentemente a satisfação com a empresa. Sem dúvida alguma é uma maneira eficiente de associar valores da empresa e seus produtos.
Essa satisfação fará com que o consumidor engaje mais com a sua marca, não apenas durante uma compra, mas também em suas redes sociais e até mesmo no seu círculo pessoal.
Como vimos neste artigo, o comportamento do consumidor deve ser acompanhado e analisado frequentemente para que personalizações e melhorias sejam aplicadas de maneira eficiente. Dessa forma, todas as informações obtidas durante a jornada do cliente podem ser transformadas em mais vendas e fidelização.
Quer aproveitar todos os benefícios da jornada do cliente para a sua empresa? Entre em contato e descubra como essa estratégia pode escalar o seu negócio!